sexta-feira, 8 de maio de 2020

Um Antigo Projeto Da Estrada De Ferro Curitiba – Paranaguá


No rico acervo de mapas da Biblioteca Nacional, encontra-se um suposto projeto do século XIX para a estrada de ferro da Serra Do Mar paranaense, um tanto diferente de como a conhecemos hoje. Consta no campo da data aproximada apenas "1880?", porém faz mais sentido que tenha sido feito alguns anos antes.

Não lembra os traços típicos de Nanquim de outros esboços no mesmo período, como o do Barão De Teffé, onde inclusive a ferrovia figurava como "projetada"; e sim lembra um desenho com canetas não tão antigas, sobre uma tela de textura áspera.

Ampliar e aumentar o contraste sobre algumas partes suas é algo que nos possibilita jogar luz sobre uma meia dúzia de detalhes interessantes, como de há muito quiséramos fazer com diversos mapas de antanho, e será este apenas o primeiro deles.

O sistema Fell, como aparece no cabeçalho, foi desenvolvido pelo engenheiro britânico John Barraclough Fell para uso em ferrovias muito inclinadas, e consistia na inclusão de um terceiro trilho, central, que seria usado tanto para tração como para frenagem. Testado pela primeira vez em 1863, foi implantado em algumas estradas de ferro serranas pelo mundo, uma delas no estado do Rio De Janeiro. Ao longo do tempo foi sendo substituído nesses lugares, em razão da dificuldade da sua manutenção.


Na ferrovia Curitiba – Paranaguá houve mudanças de trajeto tempo depois da construção, restando por exemplo um antigo túnel que não se usa mais. Então é difícil saber o que realmente coincidia do projeto desse mapa com a obra de fato executada nos anos 1880.

Ferrovia e Caminho Do Itupava

Adiante da Casa Do Ipiranga, o trajeto atual acompanha quase exatamente a 'ponta' do rio de mesmo nome, para fazer uma volta lá na frente, enquanto no mapa essa curva seria cortada bem antes; aproveitando por ser um sistema que permitiria maior inclinação. Nas imagens do Google Earth, retrocedendo o mais possível, ainda não se vê no local do suposto atalho nada além de floresta, como se estivesse intocado. Porém na imagem aérea de 1980 sim, aparecem claramente sinais de intervenção.


O traçado segue sem cruzar em nenhum momento o rio Ipiranga; está continuamente tão para dentro da margem direita que chega a transpassar a 'Estrada' do Itupava. O que viria a ser construído foi, no entanto, um caminho que cruza duas vezes esse rio.

Vê-se no mapa mais 3 nomes de cursos d'água que até então imaginaria sem batismo; num dos quais inclusive existe cachoeira. São estes nomes: "Farinha Seca", "Itororó", e outro de leitura mais duvidosa, que parece algo como "Guariacoco"(?)


A longa curva no local que diz "Monte Christo" não existe, foi abreviada por um túnel.


Ribeirão Do Cadeado e Córrego da Barreira são duas outras denominações que desconhecia, as quais correspondem respectivamente aos lados esquerdo e direito da descida mais forte do Caminho Do Itupava.


Provavelmente o "Rio Sabiacaba" é o que hoje chamamos Taquaral. E o "Água Do Passo" pode ser algum outro afluente vindo do Marumbi.
O mais curioso é que esse projeto fazia a ferrovia seguir para o meio do Porto De Cima, via Prainhas, com muito menos curvas do que hoje. Por ende, ela perderia altitude de forma bem menos gradativa.


Seria esse projeto autêntico? Qual sua data real? Quem foi seu autor?


2 comentários:

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    1. Fico feliz e agradecido pelo seu comentário. Pode salvar meu número, para eventualmente trocarmos mais informações sobre mapas e caminhos 984920554.

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