terça-feira, 9 de agosto de 2022

Cachoeira Do Rio Cacatu - Antonina, PR








 

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Morro Pelado - Campo Largo, PR

Morro Endoenças visto do Morro Pelado
Endoenças

Morro Três Irmãos visto do Morro Pelado

Morro Três Irmãos visto do Morro Pelado
Morro 3 Irmãos visto do Morro Pelado

Morro do Ourives visto do Morro Pelado
Ourives

Morro Três Irmãos visto do Morro Pelado

Morro Três Irmãos visto do Morro Pelado

Morro Três Irmãos visto do Morro Pelado

Curitiba vista do Morro Pelado
Curitiba

Morro do Ourives e Morro 3 Irmãos vistos do Morro Pelado

Cume do Morro Pelado

Cume do Morro Pelado

Morro Peladinho visto do Morro Pelado
Peladinho

Morros Peladinho, Cascalho e Floresta Pinus vistos do Morro Pelado

orro Peladinho e Morro Da Palha vistos do Morro Pelado

Cume do Morro Pelado

Morro Peladinho e Morro Da Palha vistos do Morro Pelado

Morro Peladinho e Morro Da Palha vistos do Morro Pelado

Morro Da Palha visto do Morro Pelado
Vista para o Morro Da Palha

Morro Peladinho e Morro Da Palha vistos do Morro Pelado

 
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sábado, 30 de julho de 2022

Morro Do Ourives - Campo Largo, PR

Morro Três Irmãos visto do Morro Do Ourives
Morro Três Irmãos
Morro Endoenças visto do Morro Do Ourives
Morro Endoenças
Morro Pelado visto do Morro Do Ourives
Morro Pelado

Morro Do Cal visto do Morro Do Ourives
Morro Do Cal

Casa na base do Morro Do Ourives

Morro Do Cal visto do Morro Do Ourives
Casas perto da base do Morro Do Ourives

Morro 3 Irmãos visto do Morro Do Ourives

Curitiba vista do Morro Do Ourives
Curitiba



Sítio visto Do Morro Do Ourives

Morro Endoenças visto do Morro Do Ourives


Morros Endoenças, Cal e 3 Irmãos vistos do Morro Do Ourives

Morro Da Boa Vista visto do Morro Do Ourives
Morro Da Boa Vista

Morro Endoenças visto do Morro Do Ourives
Cidade De Campo Largo vista do Morro Do Ourives
Campo Largo

Prédios da região oeste de Curitiba vistos do Morro Do Ourives

Morro Três Irmãos visto do Morro Do Ourives


Morros Floresta de Pinus, Cascalho, e Pelado vistos do Morro Do Ourives

Cume do Morro Do Ourives

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sexta-feira, 8 de maio de 2020

Um Antigo Projeto Da Estrada De Ferro Curitiba – Paranaguá


No rico acervo de mapas da Biblioteca Nacional, encontra-se um suposto projeto do século XIX para a estrada de ferro da Serra Do Mar paranaense, um tanto diferente de como a conhecemos hoje. Consta no campo da data aproximada apenas "1880?", porém faz mais sentido que tenha sido feito alguns anos antes.

Não lembra os traços típicos de Nanquim de outros esboços no mesmo período, como o do Barão De Teffé, onde inclusive a ferrovia figurava como "projetada"; e sim lembra um desenho com canetas não tão antigas, sobre uma tela de textura áspera.

Ampliar e aumentar o contraste sobre algumas partes suas é algo que nos possibilita jogar luz sobre uma meia dúzia de detalhes interessantes, como de há muito quiséramos fazer com diversos mapas de antanho, e será este apenas o primeiro deles.

O sistema Fell, como aparece no cabeçalho, foi desenvolvido pelo engenheiro britânico John Barraclough Fell para uso em ferrovias muito inclinadas, e consistia na inclusão de um terceiro trilho, central, que seria usado tanto para tração como para frenagem. Testado pela primeira vez em 1863, foi implantado em algumas estradas de ferro serranas pelo mundo, uma delas no estado do Rio De Janeiro. Ao longo do tempo foi sendo substituído nesses lugares, em razão da dificuldade da sua manutenção.


Na ferrovia Curitiba – Paranaguá houve mudanças de trajeto tempo depois da construção, restando por exemplo um antigo túnel que não se usa mais. Então é difícil saber o que realmente coincidia do projeto desse mapa com a obra de fato executada nos anos 1880.

Ferrovia e Caminho Do Itupava

Adiante da Casa Do Ipiranga, o trajeto atual acompanha quase exatamente a 'ponta' do rio de mesmo nome, para fazer uma volta lá na frente, enquanto no mapa essa curva seria cortada bem antes; aproveitando por ser um sistema que permitiria maior inclinação. Nas imagens do Google Earth, retrocedendo o mais possível, ainda não se vê no local do suposto atalho nada além de floresta, como se estivesse intocado. Porém na imagem aérea de 1980 sim, aparecem claramente sinais de intervenção.


O traçado segue sem cruzar em nenhum momento o rio Ipiranga; está continuamente tão para dentro da margem direita que chega a transpassar a 'Estrada' do Itupava. O que viria a ser construído foi, no entanto, um caminho que cruza duas vezes esse rio.

Vê-se no mapa mais 3 nomes de cursos d'água que até então imaginaria sem batismo; num dos quais inclusive existe cachoeira. São estes nomes: "Farinha Seca", "Itororó", e outro de leitura mais duvidosa, que parece algo como "Guariacoco"(?)


A longa curva no local que diz "Monte Christo" não existe, foi abreviada por um túnel.


Ribeirão Do Cadeado e Córrego da Barreira são duas outras denominações que desconhecia, as quais correspondem respectivamente aos lados esquerdo e direito da descida mais forte do Caminho Do Itupava.


Provavelmente o "Rio Sabiacaba" é o que hoje chamamos Taquaral. E o "Água Do Passo" pode ser algum outro afluente vindo do Marumbi.
O mais curioso é que esse projeto fazia a ferrovia seguir para o meio do Porto De Cima, via Prainhas, com muito menos curvas do que hoje. Por ende, ela perderia altitude de forma bem menos gradativa.


Seria esse projeto autêntico? Qual sua data real? Quem foi seu autor?